Home Artigos Técnicos Passos a sequir para usar a agulha de reconstituição de medicamento
Passos a sequir para usar a agulha de reconstituição de medicamento PDF Imprimir

 

1. Lavar as mãos. É importante que as mãos e os utensílios que serão utilizados estejam tão limpos quanto possível.

 

2. Reunir tudo o que for necessário. Numa superfície limpa, coloque:

  • um frasco-ampola de Luveris,
  • um frasco-ampola de solvente,
  • dois chumaços de algodão embebidos em álcool,
  • uma seringa,
  • uma agulha de reconstituição, para dissolver o pó no solvente,
  • uma agulha fina para a injeção subcutânea,
  • um recipiente para jogar fora com segurança os recipientes de vidro e as agulhas.

 

3. Retirar a tampa protetora do frasco-ampola para injetáveis de solvente.

Colocar a agulha de reconstituição na seringa e introduzir um pouco de ar dentro da seringa puxando o êmbolo até aproximadamente à marca de 1 ml. Insirir a agulha no frasco para injetáveis,e empurrar o êmbolo para expelir o ar, inverter o frasco para injetáveis e retirar suavemente todo o solvente. Colocar a seringa cuidadosamente na superfície de trabalho, com cuidado para não tocar na agulha.

 


 

4. Preparar a solução para injeção: Retirar a tampa protetora do frasco-ampola contendo o Luveris, pegar a seringa e injetar lentamente o solvente no frasco-ampola de Luveris. Misturar suavemente, com movimentos circulares, o conteúdo do frasco de Luveris. Não agitar.

 

 

5. Depois da dissolução do pó (o que normalmente ocorre de imediato), verificar se a solução resultante está límpida e não contém quaisquer partículas. Inverter o frasco de Luveris e aspirar suavemente a solução para dentro da seringa.

Pode-se também misturar Luveris e Gonal-f na apresentação monodose como alternativa à injeção individual de cada medicamento. Depois de dissolver o Luveris, aspirar a solução reconstituída para dentro da seringa e voltar a injetá-la no recipiente contendo o pó liofilizado de alfafolitropina. Depois que o pó estiver dissolvido, aspirar a solução para dentro da seringa. Como anteriormente, verificar se existem partículas e não utilizar se a solução não estiver límpida.Podem ser dissolvidos até 3 recipientes de pó em 1 ml de solvente.

 


 

6. Trocar a agulha de reconstituição pela agulha fina e remover as bolhas de ar: Caso existam bolhas de ar na seringa, segurar com a agulha virada para cima e dar suavemente pequenos toques até que todas as bolhas de ar se juntem no topo. Empurrar o êmbolo suavemente até desaparecerem todas as bolhas de ar.

 


 

7. Injetar imediatamente a solução, de acordo com as instruções do seu médico, nas zonas indicadas para injeção (ex.: barriga, parte da frente da coxa). Desinfetar a zona com o algodão embebido em álcool. Apertar firmemente a pele entre o polegar e o indicador e espetar a agulha com um ângulo de 45º a 90º. Injetar sob a pele. Nunca injetar diretamente na veia. Injetar a solução empurrando suavemente o êmbolo. Retirar imediatamente a agulha e limpar a zona da injeção com algodão embebido em álcool, realizando movimentos circulares.

 


 

8. Uma vez terminada a injeção a injeção,jogar fora imediatamente todas as agulhas e recipientes de vidro vazios em recipientes apropriado. Desprezar qualquer solução não utilizada.


 

Av. Torquato Tapajós, nº 2475 - Bairro Flores - Manaus - AM - Brasil
Fone/Fax: +55 92 2125 6000 / +55 92 2125 6020
Powered by CidadeGrande.